domingo, 6 de março de 2011

Tagliatelle com Linguiça e Gorgonzola

Esta receita eu vi na tv aqui na Itália e resolvi fazer. É realmente muito simples e fica muito bom!!! Se não encontrarem tagliatelle sem glúten, façam com spaghetti mesmo ;).


TAGLIATELLE COM LINGUIÇA E GORGONZOLA
Ingredientes (04 pessoas):
400g de macarrão (tagliatelle ou spaghetti) sem glúten
300g de linguiça de porco (estas de pôr no espeto em churrasco)
100g de radicchio*** (é uma variedade de chicória e tem um sabor um pouco amargo)
100g de queijo gorgonzola
50 ml de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva a gosto
Temperinho verde para enfeitar
***Se não encontrar radicchio, fica igualmente delicioso com ervilhas! Aquela enlatada mesmo!

Apetrechos:
Frigideira de borda alta ou panela alta com tampa
Panela grande para a massa
Colher de pau

Preparo:
Pegue as linguiças e tire a pele que envolve cada uma delas. Com um garfo, amasse-as de leve e depois corte em pedaços pequenos com uma faca. Não se preocupem se os pedaços ficarão irregulares.
Corte o radicchio em tiras finas e compridas, dará um charme ao prato.
Em uma frigideira de borda alta, coloque uma colher de chá de azeite de oliva. Ligue o fogo em médio e acrescente a salsicha picada. Com uma colher de pau, vá mexendo ligeiramente.
Depois de um minuto, ponha também o radicchio na frigideira, abaixe o fogo e tampe. Mexa de vez em quando até o radicchio murchar. Se escolher as ervilhas como opção, pule esta parte e acrescente as ervilhas no final.
Enquanto isso, em uma panela grande, coloque 2 litros de água para ferver.
Volte à preparação do molho e corte o queijo gorgonzola em cubos médios. Destampe a panela e acrescente o leite e o queijo gorgonzola à linguiça. Vá mexendo de vez em quando até que a gorgonzola e o leite se misturem e virem um creme. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa. Desligue e reserve.
Quando a água ferver, acrescente uma colher de sobremesa de sal. Coloque o macarrão e ATENÇÃO, pois o cozimento é sempre muito rápido! Então esteja atenta se quiser um macarrão al dente.
Assim que o macarrão estiver pronto, tire-o imediatamente da água quente e ponha no prato com um fio de azeite de oliva por cima para não grudar. E, por cima, ponha o molho de salsicha e gorgonzola.
O temperinho verde é opcional, mas creio que dê todo um toque particular ao prato e Buon Apetito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário