quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Espaguete à Carbonara (sem glúten e sem lactose)

Bom, nem preciso dizer que esta receita é saborosíssima! Mas também, eis uma combinação perfeita: bacon e ovo, certo? Então, vamos parar de papo furado e vamos a ela...


ESPAGUETE À CARBONARA
Ingredientes para 4 pessoas:

400g de espaguete sem glúten
200g de bacon em cubinhos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 ovos
1 colher de sopa de azeite de oliva
Temperinho verde picado a gosto (seco ou fresco)
1 colher de sopa de sal
Opcional: Azeitonas a gosto (de preferência aquelas que já compramos picadinhas, pois são mais práticas e, inclusive, mais baratas). Quando posso, eu coloco, pois acho que fica muito mais saboroso.

Gente, preciso dizer que estas são as minhas medidas para 4 pessoas. Se estiverem com muuuuita fome, talvez seja necessário aumentar um pouco as porções, ok?!

Preparo:


Coloque água para ferver em uma panela. Enquanto isso, pegue uma outra panela, de preferência de teflon, e coloque o bacon. Frite-o por um minuto e coloque a cebola e o alho também picadinhos. Desligue o fogo quando estiverem douradinhos.

Volte para a outra panela. Misture o sal na água fervendo e coloque o espaguete. Siga as instruções da embalagem. IMPORTANTE: deve-se tirar o macarrão antes que esteja pronto, pois ele terminará o cozimento com o molho.

Escoe o macarrão e ponha-o direto na panela do bacon. Coloque as azeitonas, o tempero verde, os dois ovos e ligue o fogo novamente, em fogo médio.

Mexa sem parar, misturando tudo. Use, de preferência, uma colher de pau e um garfo, fazendo movimentos de baixo para cima, para não quebrar o macarrão. É importante utilizar utensílios apropriados ao teflon! Cuide para o ovo não grudar no fundo da panela. Quando o macarrão estiver no ponto, desligue o fogo, despeje o azeite de oliva por cima e sirva.

Agora é só degustar com um bom cálice de vinho (para quem gosta)!!! É de lamber os beiços ;).

Nenhum comentário:

Postar um comentário